Com grande alegria iniciamos no último dia 05, segunda-feira, a XIV Assembleia dos Estudantes Claretianos que este ano é realizada no Recanto Claretiano Rainha dos Mártires, na capital federal. Logo no primeiro dia, ao toque do sino, demos início ao encontro reunidos em torno da mesa do altar em Eucaristia presidida pelo Padre Rodrigo Godoi, responsável pela Prefeitura de Formação. Após um jantar de recepção, os estudantes se reuniram no Salão da Casa de Encontros para as boas vindas por parte da Equipe de Organização. Foi um momento de apresentação das comunidades participantes provindas de Maceió- AL,Ribeirão Preto-SP, Batatais-SP, Pouso Alegre-MG, Curitiba-PR, Goianesia-GO e Contagem-MG.
A terça-feira iniciou-se solenemente com o canto dos Salmos e logo após o café iniciamos o dia de Palestra sobre o tema do encontro: Homens que ardem em caridade, momento este conduzido pelo Padre Júlio Miranda, Prefeito de Espiritualidade e Vice-Provincial. O filme "Escritores da Liberdade" encerrou as atividades do dia proporcionando não só um momento de discontração, mas também uma ótima reflexão.
Nesta quarta-feira, foi a vez de nós estudantes olharmos a declaração capitular apartir da formação. Os grupos colocaram seus dons a serviço e traduziram em forma teatral as considerações do Capítulo Geral. Um outro momento forte nesta manhã foi a partilha dos irmãos da Casa de Acolhida Faliero Bonci, situada no nordeste do país, sobre o trabalho de ajuda aos desabrigados das cheias. A tarde, cada comunidade formativa apresentou um trabalho desenvolvido pelos formandos. O ponto alto se deu com a participação do Padre Oswair Chiozine e da Comunidade de Pouso Alegre (que não se faz presente devido ao calendário escolar) por meio de vídeo conferência.
São momentos de partilha, formação e oração que vão deixando marcas no coração de cada claretiano em formação.